Centro da Terra Consultoria
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A Pesquisa de Clima Organizacional, quando bem aplicada, possibilita um diagnóstico preciso através do mapeamento da satisfação das pessoas, sem levantar muitas expectativas.

Perceber o que se passa nas cabeças e no coração dos nossos colaboradores não é uma tarefa fácil.

Entender o que querem, esperam e por que continuam na empresa, deve ser feito de maneira contínua, clara e sem prejuízos a satisfação dos clientes internos.

Para se alcançar os objetivos da pesquisa, alguns pontos não podem ser esquecidos:

  • Informe amplamente sobre a pesquisa e seus objetivos; divulgue a informação por todos os canais disponíveis e motive a participação de todos;


  • Não aplique a pesquisa em amostras predeterminadas, pois elas representam fontes de informações erradas;


  • Conduza o processo com um consultor ou uma consultoria independente, isso credibiliza as ações, dá mais certeza de sigilo para as informações e do anonimato dos respondentes;


  • Obtenha o compromisso e o alinhamento do comitê sobre o sigilo e o anonimato, isso é imprescindível para a qualidade dos resultados esperados;


  • Identifique as segmentações desejadas, pois só assim você poderá obter resultados aplicáveis à cada área da empresa, nível hierárquico, tempo de casa, função, etc;


  • Não utilize os longos e aborrecedores questionários, parta do princípio que nunca você conseguirá perguntar tudo o que é necessário;

  • Concentre o foco nos atributos mais importantes, segundo a visão geral da empresa;


  • Agrupe os atributos em blocos:


    • Planejamento;
    • Imagem;
    • Liderança;
    • Entre outros;
    • Isso facilitará a análise e a identificação dos processos internos que devem ser priorizados nas ações de melhorias;


  • Utilize, de preferência, uma escala com número par de intervalos, forçando o respondente a se posicionar, favoravelmente ou desfavoravelmente, em relação ao atributo;


  • Divulgue os resultados da pesquisa para todos os empregados;


  • Feito o diagnóstico, abuse da consultoria na recomendação das ações de melhoria; Uma visão externa, deve ser sempre bem-vinda;


  • Faça um plano de ação viável; Factível e com um degrau de cada vez;


  • Execute e comunique o que foi feito para toda a empresa;


  • A pesquisa, além de um instrumento de diagnóstico, é também um elemento motivador; tenha sempre em mente que o sentimento do empregado deve ser:


    • Eles ouviram o que eu tinha para dizer.

    • Eles nos comunicaram sobre os resultados.

    • Desenvolveram ações para melhorar.

    • Eu participei destas ações.


  • Repita a pesquisa após 18 mêses(preferencialmente), este é um bom prazo para solidificar ações implantadas, e elas não se repetem no mesmo mês.


No mais, acredite que as pessoas que trabalham com você têm vontade de ser melhores. Crie as condições, e elas mesmas serão os agentes de mudança.


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